top of page

Como ter uma comunicação assertiva nas suas redes sociais?

Atualizado: 15 de abr. de 2023

Já faz um tempo que quem trabalha com comunicação na internet vem falando da importância das redes sociais, e atualmente a comunicação online se tornou essencial para todas as empresas e empreendedores.


Quer saber porquê? Então confere esse post até o final que eu vou te contar e ainda vou te dar dicas de como ter uma comunicação assertiva nas redes sociais!


Comunicação

Comunicação não é só verbal! A gente se comunica o tempo todo, seja através de roupa, cabelo, maquiagem - ou não maquiagem -, postura, forma de andar, gesticular, pelo olhar, pelas cores que usamos, os acessórios que usamos e por aí vai.


Cada um desses elementos que citei é um código de linguagem, é uma pecinha de um quebra-cabeça, e quando a gente une todas essas informações, a gente cria uma imagem que transmite uma mensagem, seja ela intencional ou não.


Nas redes sociais também é assim. Ou seja, é muito importante pensar em tudo que a gente posta, porque se você tem uma rede social , principalmente se você posta como perfil profissional, você automaticamente está trabalhando o seu branding pessoal e o branding do seu negócio, através da sua comunicação por meio de imagens, vídeos e textos - sejam seus ou que você compartilhou de outro perfil.



Branding

Se você não é da área de marketing ou marketing digital, talvez você nem saiba que raios é branding e o que isso tem a ver com comunicação assertiva nas redes sociais. E mesmo que você não saiba o que é branding eu tenho certeza que você trabalha o seu branding pessoal sem nem se dar conta.


Tá, mas e aí!? Afinal de contas o que branding???


Bem resumidamente branding é o sentimento que uma marca desperta nas pessoas. E aqui quando eu falo marca eu não me refiro apenas marcas grandes como uma Nike ou uma Coca Cola da vida, eu me refiro a todas as marcas, de todos os nichos, todos os tamanhos, incluindo as marcas pessoais.


Mesmo que você ainda não se veja dessa forma, a verdade é que todos nós somos uma marca, a nossa marca pessoal. E como é que a gente trabalha o nosso branding, sendo ele empresarial ou pessoal? Através da nossa comunicação com o outro!


Nós trabalhamos o nosso branding pessoal desde sempre.

Vou dar dois exemplos que acontecem na vida off:


  1. Imagina uma pessoa solteira que tá indo encontrar um "peguete", um crush. Geralmente essa pessoa vai colocar uma roupa bacana, vai passar um perfume, arrumar bem o cabelo, introduzir na conversa tudo aquilo que elas têm em comum e por aí vai.

  2. Agora imagina uma pessoa iniciando em um trabalho novo. Geralmente essa pessoa vai falar só as suas melhores referências, vai se mostrar pontual, pró ativa, capaz de trabalhar bem em equipe, etc.


Nesses dois exemplos a comunicação verbal e não verbal estão sendo trabalhadas em harmonia pra gerar uma impressão positiva e criar uma conexão com o outro.


Comunicação Assertiva nas Redes Sociais

Agora nós temos outro meio de comunicar o nosso posicionamento no mundo, outra forma de trabalhar o nosso branding, temos as redes sociais! E mais do que nunca, agora as redes sociais são como o nosso portfólio, nossa vitrine, nosso marketing, nosso canal de conexão com os clientes!

E porque eu disse agora mais que nunca? Porque quando a gente quer conhecer alguém ou alguma empresa, seja pra trabalhar, pra contratar, consumir o conteúdo - não importa -, qual é a nossa primeira ação?


Procurar essa pessoa na Internet.


É olhar o LinkedIn, o Instagram, o Facebook, ver se tem site ou loja virtual.


Por causa dessa nossa atitude, já podemos entender que a Internet não é uma "modinha" como ainda tem meia dúzia de gente que acha.


Hoje em dia a internet é parte importante na vida das pessoas como sociedade, como consumidores e como marca, empresarial ou pessoal.


Sabendo isso, a gente precisa aprender a se comunicar nas redes sociais. E aí vem a pergunta que vale 1 milhão:


Como ter uma comunicação assertiva nas redes sociais?


E a resposta é:


Sabendo exatamente o que você quer comunicar!


Simples assim, #SQN!


Porém a maioria das pessoas e empresas não postam nas suas redes sociais com objetivo estratégico.


Por exemplo:


Quando a empresa posta só seus produtos e preços de forma aleatória, sem pensar na composição da foto, na luz, no ângulo, etc... ou então quando as fotos são bem tiradas, bem iluminadas mas ainda assim, só tem foto de produto e o preço, sem legenda, ou sem uma legenda cativante, essa é uma forma de comunicação muito fria, não mostra qual é o valor (e não preço) do produto ou do negócio, nem conecta ou mostra benefício pra vida da audiência.


Tá errado esse tipo de postagem?


Depende. Qual é o teu propósito como marca? Ter um canal de comunicação só pra informar os seus preços?


Se for isso tá tudo bem, mas se você quer vender, e principalmente, vender pela internet, é preciso criar uma conexão com as pessoas que te seguem, mostrar que a sua marca é mais do que produtos e serviços.


Conte mais sobre a sua empresa, compartilhe a história do seu negócio, fale sobre as coisas que você acredita dentro da sua área, interaja, eduque, ajude o seu público.


Clique no banner abaixo para aprender a criar conteúdo estratégico no Instagram:


Seja Autêntica

Não crie personagem, a comunicação nas tuas redes sociais precisa ser honestas com quem você é.


Hoje em dia as pessoas querem consumir de quem elas se conectam, e pra isso elas precisam se sentir pertencentes a uma comunidade, com empresas e pessoas que pensam parecido com elas, pessoas que se importem e entendam quais são as necessidades reais dela.


Por isso uma das principais coisas que fazem você se destacar na sua área (além de competência é claro), é ser você mesma!


A nossa comunicação na internet ou fora dela deve ser clara, honesta e de acordo com os nossos princípios e os nossos ideais.


Então se por exemplo você defende, ama algo e tem uma crença muito forte dentro da sua área, ou até mesmo na sua vida, comunique isso para os seus seguidores (e sim, dá pra fazer isso sem ser polêmico).


Só assim você vai atrair as pessoas certas para as suas redes, as pessoas que compartilham dos mesmos ideais e valores que os seus, e assim você cria uma comunidade.


Se a sua comunicação nas redes sociais está de acordo com a mensagem que você quer passar sobre você mesma - sua marca pessoal - ou sobre a sua empresa, PARABÉNS!


Mas se ainda não está, que tal começar agora?


Confira o vídeo abaixo par saber como a sua imagem pessoal pode interferir no seu negócio:


25 visualizações0 comentário
bottom of page