Se você usa com frequência as redes sociais, especialmente o Instagram, muito provavelmente você já deve ter se deparado em algum momento com o termo Digital Creator.
Esse termo é relativamente novo, porém esses profissionais já existem pelo menos há uns 10 anos, a diferença é que agora grandes empresas como o Instagram, TikTok e o YouTube reconhecem esses criadores de conteúdo como profissionais e não apenas como pessoas se divertindo nas redes sociais.
Mas afinal de contas o que é um Digital Creator?
Um criador de conteúdo digital, ou digital creator, nada mais é do que um profissional que trabalha - como o próprio nome já diz - criando conteúdo no ambiente digital (na internet), seja em formato de vídeo, texto ou áudio.
Mas que tipo de conteúdo é esse?
E a resposta é: qualquer conteúdo. Isso mesmo, hoje em dia - graças a internet -, qualquer um pode se tornar um criador de conteúdo, porém isso não significa que o conteúdo será profissional e nem que esse criador é ou será um influenciador digital.
Caso você esteja pensando em se tornar uma criadora de conteúdo ou influenciadora, lembre-se que antes de qualquer coisa você precisa definir o seu nicho.
A era dos Digital Creators
Um relatório atualizado da YOUPIX, traz dentre as 5 principais macro tendências do mundo digital para 2023, um artigo MIT Technology Review (imagem acima) que aponta a necessidade das marcas estarem atentas para o futuro e entenderem que os criadores de conteúdo estão transformando a economia.
Você já cria conteúdo para o seu negócio?
Você pode encontrar de tudo na internet hoje em dia, desde entretenimento até conteúdos científicos. E a tendência é que cada vez mais profissionais liberais, autônomos e empreendedores se tornem os influenciadores dos seus negócios através da criação de conteúdo nas redes sociais.
Um dos motivos desse movimento é a facilidade de se criar conteúdo nas redes sociais com pouco ou zero investimento financeiro inicial, o que torna o ambiente digital mais "democrático" para micro e pequenos empreendedores. Outro motivo é relação que se cria com a audiência, gerando mais conexão e construindo comunidades que confiam e defendem as mesmas causas das empresas das quais eles seguem.
Mas não se engane achando que é tudo muito simples.
Com a profissionalização do mercado não haverá mais espaço para amadorismo. Ou seja, cada vez mais os criadores de conteúdo e empreendedores que querem crescer no digital precisaram atuar de forma estratégica e intencional nos seus conteúdos.
Por trás das telas
Quem me acompanha sabe que eu larguei a vida CLT e comecei empreender no digital, mas o que muita gente não sabe é o que de fato rola por trás das telas.
Eu amo escrever, amo compartilhar conhecimento e experiências, e principalmente, eu amo poder fazer tudo isso do conforto da minha casa. Parece o trabalho dos sonhos não é mesmo?!
As pessoas que não fazem parte desse universo não sabem o quão trabalhoso é trabalhar com o digital, principalmente quando se trabalha sozinha.
Enquanto a maioria das pessoas acha que trabalhar com o digital não passa de diversão e tempo "perdido" nas redes sociais, quem trabalha com isso, especialmente de maneira autônoma (como eu), passam praticamente todo o tempo trabalhando.
E assim como você que é empreendedora e sabe que quando se trata de empreender, na prática a teoria é outra, você precisa entender que criar conteúdo para o seu negócio é parte do seu trabalho.
Afinal de contas, as redes sociais são um ferramenta de marketing do seu negócio, e não um simples passa tempo.
Em resumo, a criação de conteúdo é uma nova oportunidade para quem está entrando no mercado de trabalho ou fazendo transição de carreira, assim como também é onde as grande empresas estão colocando a sua atenção e o seu orçamento para atrair e fidelizar mais clientes, e é como os profissionais liberais, empreendedores e autônomos estão construindo suas comunidades e fortalecendo a conexão com a audiência, e consequentemente, vendendo mais.
Confira também o artigo: Estratégia de Marketing de Conteúdo no Instagram: Passo a passo para começar a sua
E você? Já começou a criar conteúdo para o crescimento do seu negócio?
Comments