top of page
Raquel Siqueira

Veja Quais Sãos Melhores Redes Sociais para Empreendedoras Divulgarem Seus Negócios

Atualizado: 6 de mai.

mulher negra vestindo uma blusa amarela segurando um celular em uma das mãos e um cartaz vermelho com um coração e o número 1

Depois da pandemia o consumo de conteúdo e as compras online tiveram um crescimento exponencial, e isso todo mundo sabe. Sabe-se também que as redes sociais têm um papel importantíssimo nessa mudança de consumo.


Mas com tantas opções de redes sociais, tantos formatos de conteúdo e tanta gente dizendo o que fazer e como fazer, fica difícil pra quem não é desse universo saber qual rede social escolher para divulgar o seu negócio.


Pensando nisso, eu separei aqui (com uma ajudinha dos conteúdos do mestre das métricas, Rafael Kiso) as principais redes sociais da atualidade para que você, empreendedora, saiba qual é ou quais são as melhores opções para o seu nicho, seu produto e seu público.

Post do Instagram de Rafael Kiso mostrando quais são as redes sociais com o maior número de empresas presente

1. Facebook


O Facebook continua sendo uma das maiores e mais influentes plataformas, porém vem tendo uma queda em relação a outras redes que nós veremos daqui a pouco. Inclusive há quem diga que o Facebook é uma rede social para pessoas “velhas e conservadoras”, o que é compreensivo se compararmos essa rede com outras como por exemplo o o Instagram, mas principalmente com o TikTok.


2. Instagram


O Instagram, conhecido por ser uma rede em constante mudança, sempre tentando trazer pra si os formatos mais populares pelos consumidores - como foi no caso do Reel -, liderou o ranking entre as redes sociais onde com maior presença de perfis de negócios.


A plataforma também vem se tornando um lugar perfeito para empreendedoras e autônomas que querem crescer no digital de forma estratégica, profissional e com custo baixo.


O Instagram é uma das melhores opções para quem quer criar um vínculo com audiência, além de ser a rede social mais usada pelos brasileiros na hora de pesquisar por produtos.

Post do Instagram de Rafael Kiso mostrando quais mídias sociais o publico brasileiro mais pesquisa por produtos

3. LinkedIn


Para empreendedoras envolvidas em negócios B2B ou que oferecem prestação de serviço ou serviços pontuais como social media, estrategista de conteúdo, designer, videomaker, cursos e palestras, o LinkedIn é uma plataforma indispensável.


Ótima escolha para se posicionar no mercado como autoridade no seu nicho e também para criar um bom networking profissional.


4. Pinterest


O Pinterest é uma plataforma altamente visual que funciona bem para empreendedoras em setores como decoração, artesanato, moda, culinária, moda, maquiagem e design.


É perfeito para buscar inspirações de imagens e se tornar uma grande inspiração também.


5. TikTok


Para empreendedoras que desejam alcançar um público mais jovem e engajado, o TikTok oferece uma oportunidade única de criar conteúdo de vídeo divertido e envolvente. Porém diferente do Instagram, onde as pessoas acompanham as marcas (sejam grandes marcas ou marcas pessoais) pela conexão com a pessoa ou as pessoas por trás do negócio, no TikTok as pessoas são mais impactadas pelos temas e não necessariamente pelo creator.


Mas é preciso manter-se atenta a essa plataforma, pois como essa é considerada uma rede muito Gen Z (geração Z), não podemos esquecer que essa geração também está envelhecendo e entrando no mercado de trabalho, o que resulta em novos consumidores de produtos e conteúdos de nichos que não têm como foco os adolescentes.


6. YouTube


O YouTube é uma plataforma importantíssima para quem quer se firmar como autoridade em algum assunto. Isso por que a plataforma também serve como buscador, ou seja, as pessoas procuram por soluções dentro dessa plataforma.


Não é uma plataforma fácil de se criar conteúdo constante, pois demanda tempo e dedicação, mas pode ser usada como um canal para que o seu púbico te encontre e seja levado até as suas outras redes, ou até mesmo direto para um contato de venda.


Como Escolher a Melhor Rede Social para Seu Negócio


Ao decidir qual plataforma usar para divulgar seu negócio, leve em consideração os seguintes fatores:


  • Público-Alvo: Identifique onde seu público-alvo está mais presente e adapte sua estratégia de acordo.

  • Tipo de Conteúdo: Considere o tipo de conteúdo que você planeja compartilhar e escolha uma plataforma que melhor se adapte a ele.

  • Objetivos de Negócios: Defina seus objetivos de negócios (como aumentar as vendas, gerar leads ou aumentar o reconhecimento da marca) e escolha uma plataforma que o ajude a alcançá-los.

  • Recursos Disponíveis: Avalie seus recursos disponíveis, incluindo tempo, equipe e orçamento, e escolha uma plataforma que seja viável para você.


Em última análise, não existe uma resposta única para a melhor rede social para empreendedoras, pois depende das necessidades e objetivos específicos de cada negócio.


Experimente diferentes plataformas, meça os resultados e ajuste sua estratégia conforme necessário para alcançar o sucesso digital.


E se você, trabalhadora autônoma ou empreendedora, quer transformar o seu conteúdo do Instagram em vendas, clique no banner aqui abaixo:


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page